Sobre a Brasa Editora - Quadrinhos Brasileiros

A Brasa Editora é Brasil. Verde e amarela, mas principalmente vermelha, como a brasa do fogo.

Nós somos uma editora brasileira de quadrinhos brasileiros e estamos situados em Porto Alegre/RS. Nosso CNPJ é o 22.499.197/0001-98 e nossa razão social é BRASA EDITORA. Chega junto e manda brasa!

 

Se você é fã de quadrinhos brasileiros, veio ao lugar certo!

A Brasa Editora publica quadrinhos de ficção e não-ficção com temáticas históricas, políticas e sociais, sobre personagens brasileiros para leitores de todos os lugares que gostam de nossa cultura. Criada por Lobo (ex-editor da Desiderata e Barba Negra) e lançada em sete de setembro de 2021, em meio uma crise político-econômica e uma pandemia mundial, a Brasa Editora chegou incendiando as prateleiras e conquistando prêmios. Brega Story, um dos primeiros títulos, foi um dos 5 finalistas do Prêmio Jabuti e ganhador do CCXP Awards e HQ Mix. Lovistori foi vencedor dos Prêmios Minuano e HQ Mix. Barrela ficou em 5º lugar no Prêmio Grampo de Quadrinhos.

A editora recupera o verde e o amarelo da bandeira e carrega as tintas no vermelho. Já que “Brasil” significa vermelho como brasa, cor da madeira pau-brasil que emprestou o seu nome para o nosso país. Do Oiapoque ao Chuí, do mar para o sertão, da periferia para o centro e vice-versa. É Brasa!

A gente ama o que faz e acompanhamos de perto o artesanato que é a criação de cada história. Desde a edição e preparação dela, aos desenhos e a impressão. Cada edição é cuidadosamente pensada e concebida. Procuramos fazer edições que são livros de arte, com excelente acabamento, pintura trilateral, além do cuidado na escolha do papel, no equilíbrio das cores e no design das nossas edições. Ler nossos quadrinhos sem dúvida pode se tornar um momento de prazer. Tudo isso tem sido possível graças ao constante apoio do público, sim, vocês nossos clientes, que sempre apostam em nosso trabalho, nas pré-vendas, pré-reservas, financiamentos coletivos e feiras. Agradecemos muito a confiança!

Nossa missão é contar histórias sobre personagens brasileiros para leitores brasileiros. Do Oiapoque ao Chuí. Da periferia para o centro. Do mar para o sertão. E vice-versa. Somos capitaneados por um dos nomes mais conhecidos do mercado, o editor Lobo, que tem um extenso currículo no segmento.

 

O início da Brasa Editora: música brega do Pará e um amor LGBTQIA+

Para dar o pontapé inicial, nós estreamos com dois romances gráficos. Foram lançados simultaneamente Brega Story e Lovistori, ambos produzidos com o apoio do PROAC Quadrinhos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

 

Brega Story, de Gidalti Jr.

Brega Story é assinado pelo premiado autor Gidalti Jr. O ganhador do Jabuti, com Castanha do Pará, em 2017, agora volta a sua mixagem de linguagens gráficas para o mundo da música e conta uma história ambientada nos bastidores do universo do brega de Belém do Pará. Reproduzindo nos quadrinhos toda a explosão de som, luzes, cores e formas de um dos gêneros musicais mais expressivos do Brasil.

A trama segue a trajetória do músico Wanderson Jr. que, embora carregue o título de Rei do Brega, tem que se virar para manter a coroa. Além de lutar para se adaptar às mudanças trazidas pelo tempo, ele tem que negociar com os políticos regionais, com os DJs de aparelhagens e músicos para levar adiante seu grande plano de ser uma grande estrela nacional e, quem sabe, internacional.

Para produzir Brega Story, Gidalti dedicou-se a uma intensa pesquisa gráfico-musical, em uma narrativa que explora o contraste entre as manifestações culturais periféricas e o mainstream, entre o erudito e o popular, fazendo com que os personagens vivam a vertigem do sucesso e do fracasso, marcados pelo abandono e precarizados pela vida. O livro tem 320 páginas e é parcialmente colorido em aquarela.

 

Lovistori, de S. Lobo e Alcimar Frazão

Lovistori conta a improvável história de amor nas ruas de Copacabana entre Sereia, uma travesti, e Paixão, um policial militar. Tudo que eles queriam era comemorar seu aniversário de casamento, mas a vida tinha outros planos. Segundo a artista visual e putafeminista, Priscila Fróes, que, com Monique Prada, assina um dos posfácios, “o realismo impresso neste trabalho parece, para o espectador, algo distante. Talvez uma pessoa cisgênera acredite ser apenas uma obra de ficção. Mas trata-se da realidade, tornada mais próxima da vida por meio da ficção”. A graphic novel Lovistori coloca em pauta o preconceito, a transfobia e a violência sofridas pela população LGBTQIA+ desde sempre. É um soco no estômago do leitor. Esse romance gráfico foi produzido com o apoio do PROAC Quadrinhos, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

A trama se passa no dia do aniversário de casamento do casal Sereia e Paixão. O traço do experiente Alcimar Frazão dá vida em tons de preto e branco às 80 páginas da narrativa concebida por Lobo. "Partes dessa história eu ouvi de uma travesti enquanto juntava as informações para escrever Copacabana. O relato me impressionou tanto, que achei que valia um voo solo. Mas o roteiro ficou lá, pegando poeira no meu HD", conta o editor que, em 2009, já havia se aventurado em outra HQ pelas ruas do Rio de Janeiro, Copacabana, escrita por ele e desenhada por Odyr, lançada pela Editora Desiderata.

 

Confira o catálogo da Brasa Editora:

https://www.brasaeditora.com.br/produtos/